dolcefesta

Just another WordPress.com site

Sem Glútem. Saiba a importância do C.M.C

Pesquisando muito sobre o C.M.C descobri coisas importantissímas à respeito. Tanto no auxílio do uso com a pasta Americana,como substância para, engrossar glacês, caldos e caldas sem perder a propriedade e sabor do que se está fazendo. Além disso, encontrei também uma informação super importante para aqueles que pensam em alimentos saudáveis e desenvolvem alimentos sem Glútem para auxílio na perca de peso. É onde entra o C.M.C no texto abaixo de Claúdia Marcelino

Quando começei a pesquisar receitas sem glúten, sempre via a referência da goma xantana e não fazia a mínima idéia de como encontrá-la.

O glúten é uma proteína presente no trigo (mas não somente no trigo) e que dá maciez e elasticidade as massas tradicionais.Como as nossas farinhas não tem glúten, os produtos tendem a esfarelar, secar e serem mais densos do que os seus correspondentes com glúten originando produtos massudos e pesados porque a massa não dá liga.Para tentar minimizar o problema, precisamos de um agente aglutinante e espessante.É aí que entra o CMC, um produto que desempenha este papel e relativamente fácil de ser achado.Desta forma os produtos feitos em casa tem um aspecto mais comercial e bem cuidado, equivalendo as suas versões “normais” mais leves e macios.Eu usava muito o CMC na época de boleira para fazer aquelas lindas coberturas de bolos de casamento. Ele adicionava uma elasticidade tão grande a cobertura que podíamos elaborar verdadeiras esculturas.Foi então que acendeu aquela luzinha: – E se utilizasse o CMC no lugar da goma?Deu certo!!C.M.C é  abreviatura de carboximetilcelulose um polímero hidrossolúvel derivado de celulose para uso alimentar. O produto é apresentado na forma de pó e tem coloração ligeiramente amarelada. O C.M.C. tem como propriedade principal uma grande capacidade de absorção de água.O produto funciona primordialmente como espessante neutro, porém é também emulsificante, agente de suspensão homogenizante e aglutinante. É utilizado em vários alimentos pela indústria alimentícia como bolos, sorvetes, cremes, glacês.É levemente laxante e saciador do apetite. Por isso, é algumas vezes usado em quantidades maiores em dietas de emagrecimento. Foi interessante ler sobre isso após algumas pesquisas, pois notei ao iniciar uma dieta sem glúten que duas fatias de pão pequenas já é o suficiente para saciar a minha fome. Antes da dieta eu precisava de um pão francês inteiro .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: